O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), anunciou o resultado final do Programa Tecnova 3 MS, que destinará R$ 15,4 milhões para apoiar empresas do estado no desenvolvimento de projetos inovadores.
A divulgação foi feita nesta quarta-feira (22). A iniciativa busca fomentar a inovação em diferentes setores, como produtos, bens, serviços e processos, com o objetivo de aumentar a competitividade e estimular a criação de soluções tecnológicas.
A terceira edição do programa contou com 112 propostas submetidas, um número recorde para o estado. Dentre as 30 empresas selecionadas, serão repassados até R$ 500 mil para cada uma, na forma de subvenção econômica.
Esse valor é destinado ao aprimoramento de projetos inovadores, com apoio adicional para acelerar o processo de internacionalização, caso seja necessário.
O fomento será disponibilizado pela Fundect em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Governo Federal.
As empresas selecionadas são de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, com a maioria localizada na capital, Campo Grande.
Selecionados aqui: fundect.ms.gov.br/tecnova/
Há também empresas em Dourados, Nova Andradina e Mundo Novo.
Os projetos contemplam uma ampla gama de áreas, incluindo Agronegócio, Tecnologias Sociais e Assistivas, Cidades Inteligentes e Energias Renováveis, Bioeconomia e Saúde, entre outras.
Programa Tecnova 3
O Programa Tecnova 3 MS faz parte de uma iniciativa nacional coordenada pela Finep, que visa apoiar o desenvolvimento de inovações com alto risco tecnológico e que possam gerar impacto econômico significativo.
Em Mato Grosso do Sul, a execução do programa é responsabilidade da Fundect, que, além do apoio financeiro, também orienta as empresas no processo de desenvolvimento e aprimoramento de seus projetos.
A seleção das propostas foi baseada em critérios técnicos, considerando o potencial de inovação, a viabilidade dos projetos e seu alinhamento com as necessidades regionais e nacionais.
De acordo com o Governo Estadual, os projetos contemplados também estão alinhados ao Plano Plurianual do Estado (PPA-MS 2024-2027), que busca promover a inovação e a sustentabilidade, além de fortalecer setores estratégicos da economia local.
O apoio ao Tecnova 3 MS também conta com a colaboração de entidades do setor privado, como a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS) e a Fecomércio/Senac-MS, que oferecem suporte técnico e consultoria às empresas participantes.