O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira a criação de um novo programa de imigração que substituirá o atual sistema de vistos para investidores, o EB-5. A proposta envolve a introdução do “Gold Card”, um visto que poderá ser adquirido por US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 28,7 milhões).
Com esse visto, o investidor estrangeiro poderá obter residência permanente nos Estados Unidos e, posteriormente, solicitar a cidadania americana.
O “Gold Card” funcionará de forma similar ao atual green card, que é concedido a estrangeiros que investem em negócios ou geram empregos no país.
No entanto, a principal diferença é que, ao invés de um processo de investimento em projetos específicos, o novo visto seria adquirido diretamente por meio de pagamento, sem a necessidade de comprovar a criação de empregos ou investimentos empresariais.
A medida tem como objetivo atrair estrangeiros dispostos a investir grandes quantias no país, contribuindo para o crescimento da economia americana.
O Gold Card
De acordo com o presidente Trump, o novo programa pode entrar em vigor em até duas semanas, com a previsão de que até um milhão de “Gold Cards” sejam vendidos. Além dos benefícios para os investidores, o programa permitirá que empresas americanas utilizem o visto para contratar profissionais qualificados de fora do país.
Atualmente, o programa EB-5 permite que estrangeiros que invistam grandes somas em negócios ou que criem pelo menos 10 empregos para cidadãos americanos obtenham a residência permanente.
A substituição do EB-5 pelo “Gold Card” é vista pelo governo de Trump como uma forma de melhorar a transparência do processo e atrair investimentos de forma mais direta e simplificada.
Programas semelhantes, conhecidos como “Visto Dourado”, já existem em outros países, como em várias nações da Europa. Nesses países, investidores podem obter residência em troca de compras de imóveis ou investimentos financeiros.
LEIA TAMBÉM: