Alckmin cita que busca solução para taxação do aço nos EUA

Alckmin cita que busca solução para taxação do aço nos EUA

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (12) que o governo brasileiro está em contato com os Estados Unidos para tratar da taxação de 25% sobre importações de aço e ferro.

De acordo com Alckmin, a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, já iniciou o diálogo e novas tratativas serão conduzidas.

“Vamos buscar um diálogo com o governo dos Estados Unidos. Normalmente, essas questões são tratadas pelo USTR (United States Trade Representative), que ainda está em processo de nomeação no Congresso americano. No entanto, temos diversas frentes de contato e vamos atuar para encontrar a melhor solução”, disse Alckmin.

Possíveis medidas

O governo avalia a adoção de cotas de importação para minimizar os impactos da taxação. Esse mecanismo permitiria a exportação de volumes determinados sem a incidência total do imposto de 25%.

“As cotas são uma alternativa. Esse modelo já foi utilizado anteriormente e impediu o aumento da tarifa sobre toda a cadeia produtiva. Estamos abertos ao diálogo para definir a melhor estratégia”, afirmou.

O governo também discute o tema com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para definir medidas que possam reduzir os impactos sobre o setor siderúrgico brasileiro.

Comércio entre Brasil e EUA

Os Estados Unidos mantêm um superávit de mais de US$ 7 bilhões na balança comercial com o Brasil, vendendo mais produtos e serviços do que compram. A tarifa média de importação do Brasil para produtos norte-americanos é de 2,7%, com diversos itens, como máquinas e equipamentos, isentos de alíquotas.

As negociações devem continuar nas próximas semanas para avaliar alternativas e manter o fluxo comercial entre os dois países.

Fonte: CNN Brasil

Veja também

Colunistas em Foco

1º Edição Revista PNCG

Link do Grupo - WhatsApp

Logo - Portal Negocios CG

Acompanhe as últimas novidades sobre negócios!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu e-mail.

* indica obrigatório

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba as principais notícias no seu E-mail!

plugins premium WordPress